Copyright © 2015 . Associação Brasileira de Iyengar Yoga . Todos os direitos reservados

o que e iyengarIYENGAR YOGA: O QUE É E ONDE PRATICÁ-LO NO BRASIL

 “Yoga é muito mais do que um exercício. O que eleva a prática de āsana do patamar de exercício para yoga é a ação inteligente e a infusão da consciência por todo o ser durante a prática das posturas. Quando refinamos o que poderia ser um movimento puramente mecânico com a ação inteligente, transformamos nossa prática em meditação dinâmica. Essa meditação ilumina com conhecimento as partes do nosso corpo que antes se encontravam na escuridão, na inconsciência.” (John Schumacher, Prof. Senior)

Iyengar Yoga é um método baseado nos ensinamentos do guru B. K. S. Iyengar, uma das metodologias da prática de yoga com maior número de adeptos em todo o mundo, distinguindo-se por sua ênfase no alinhamento do corpo, da respiração, da mente e do espírito em cada postura (āsana) praticada. Essa precisão gera força e estamina, equilíbrio e flexibilidade, evita lesões e maximiza benefícios, provendo uma profunda sensação de bem estar.

Há três aspectos únicos que podem distingui-lo de todos os outros sistemas:

1. Tecnicalidades: são os aspectos técnicos dos āsanas, por meio dos quais o praticante tem acesso ao corpo que está além do corpo esquelético e muscular periférico, com o propósito de atingir a consciência por meio da prática dos āsanas, deste modo obtendo seus benefícios psicológicos e mentais.

2. Sequenciamento: em todos os outros sistemas qualquer āsana pode ser feito antes ou depois de qualquer outro āsana. Entretanto, a prática dos āsanas sem um método de sequenciamento pode ser muito contra producente quando os āsanas são feitos com envolvimento e complexidade, podendo subverter o desenvolvimento psicomental do āsana precedente. Em nossas complexas práticas cultivamos a mente e, portanto, temos de tomar cuidado com o que deve se seguir a um āsana em particular ou a um particular conjunto de āsanas. O sequenciamento auxilia na obtenção de maior penetração, na exploração e descoberta de mesmo. Ainda mais importante, ajuda a desenvolver um estado psicomental sereno, sublime, claro, a coletar e acumular os benefícios dos āsanas.

3. Tempo: é o aspecto da cronometragem que ajuda a construir, desenvolver e concretizar os efeitos dos āsanas. O aspecto da cronometragem serve à criação de uma determinada circulação de energia dentro de nós que é peculiar àquele āsana. Isso é muito importante para a evolução da consciência ou para a alteração do estado da mente. A medida de tempo, de permanência em um āsana, não é estabelecida aleatoriamente, mas é a extensão de tempo no qual a postura é realizada metabolicamente, celularmente, com todas as interações internas. É o metabolismo e não o cronômetro que dita a extensão do tempo de permanência.

Esses três aspectos estão tão integrados que não funcionam de uma maneira isolada. A integração desses três aspectos é a quarta característica diferenciadora do sistema Iyengar.

Porém, uma das razões para a adesão maciça ao método é o fato de Iyengar ter desenvolvido acessórios próprios para a prática de yoga (cadeiras, cintos, cordas, blocos, etc), de modo a tornar acessível para toda e qualquer pessoa, independentemente de idade e condição física, o estudo, a prática e a possibilidade de beneficiar-se das posturas e técnicas respiratórias de yoga, o que revolucionou seu ensino.

Os professores do método Iyengar têm de treinar por anos - no mínimo três anos - antes de pensar em ingressar em um curso de formação de professores cuja duração é de três anos, em que aprendem, não somente a praticar os āsanas, prāṇāyāmas e os diversos estágios que antecedem a meditação mas também a ensiná-los, sendo obrigatório o estudo de anatomia, o conhecimento dos Yoga Sūtras de Patañjali e do Bhagavad Gītā, bem como o estudo profundo das três obras de B. K. S. Iyengar que formam o tripé de conhecimento de seus ensinamentos: Luz sobre o Yoga, Light on Prāṇāyāma e Light on the Yoga Sūtras of Patañjali, dentre muitas outras de sua autoria.

Depois disso, os candidatos a professores têm de ser aprovados em um rigoroso exame teórico e prático a fim de obter a certificação como professor. Ultrapassada esta etapa, devem participar de seminários semestrais com professores seniores estrangeiros para atualização e aprimoramento de conhecimento e, se possível, ir estudar em Pune, Índia, no instituto de B. K. S. Iyengar.

No Brasil ainda estamos em um movimento de expansão da prática e do ensino de Iyengar Yoga, método ainda novo por aqui. Mas se você se interessou e quiser experimentar a prática, consulte a página da Associação Brasileira de Iyengar Yoga - http://iyengar.com.br/Professores/Membros/ e procure um professor perto de você.

Namaskār!

Texto elaborado por Marcia Neves Pinto para a ABIY com base nas obras A Class after a Class e Yoga and the New Millenium de Prashant S. Iyengar.