Copyright © 2015 . Associação Brasileira de Iyengar Yoga . Todos os direitos reservados

Perguntas Frequentes - Certificação

NOVO!

Regras e autorizações de ensino para professores do método Iyengar (em .pdf)

 


 

Julho 2009

TRADUÇÃO DA CARTA DE B. K. S. IYENGAR SOBRE PROFESSORES DE YOGA INTRO II:

"Recebi a informação de Professores Sênior que os professores do grau Intro são orientados a não tocar nem ajustar as posturas de seus alunos. Se um professor não puder tocar e ajustar o seu aluno, esse professor não pode ensinar. Eu nunca disse que professores do grau Intro II, devem evitar tocar e ajustar posturas de seus alunos.

Esta é uma instrução errada! Se não, porque emitir certificados? Inúmeros professores estão comercializando "cursos de formação de professores". Qual a finalidade um curso de formação de professores? Não é para treinar esses professores iniciantes para que ganhem confiança na arte de ensinar? Não usem palavras que não saíram da minha boca como se fossem minhas. Eu culpo os professores Sênior, que não orientam adequadamente seus entusiasmados alunos/professores.

Os professores Sênior devem criar a coragem e não amedrontar ou desencorajar os seus alunos iniciantes. O período entre a obtenção do certificado Intro I e o de Intro II é a fase que a arte dos ajustes deve ser ensinada ao futuro professor.

Os ajustes têm que ser realizados dentro das linhas éticas por mim estabelecidas e devem ser feitos com coragem e cuidado"


BKS Iyengar

NOTA: A ABIY esclarece que já não existem mais os níveis Intro I e Intro II mas a mensagem de Guruji é vigente para os candidatos ao novo nivel Introdutório I-II.