ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA (AGO) 24.11.2016

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IYENGAR YOGA - ABIY

ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE

IYENGAR YOGA REALIZADA AOS VINTE E QUATRO DIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2016.

Aos vinte e quatro dias do mês de novembro do ano d e dois mil e dezesseis, as 20:30hs., na Pousada Maristela , Município de Tremembé , no mesmo local onde se realizou o curso do Prof. Faeq Biria, no Estado de São Paulo, em atendimento ao Edital de Convocação expedido a todos, reuniram-se as pessoas que assinaram a lista de presença, em primeira convocação, na qualidade de associadas, com o objetivo de deliberarem sobre a Ordem do dia: 1) Apresentação dos trabalhos da atual diretoria eleita 2) Apresentação do resumo dosbalancetes das contas da Associação e Balanço Geral .

Presentes os associados que assinaram a lista de presença, parte integrante desta Ata, apresentou-se para presidir a mesa a Sra. Luciana Brandão que aceita por unanimidade, convidou a mim, José Francisco Da Riva Garcia para secretariá-la. Assim, composta a mesa, determinou a Senhora Presidente da Assembleia a abertura dos trabalhos, colocando em pauta o item primeiro da Ordem do Dia: 1) Apresentação dos trabalhos daatual diretoria eleita. A Sra. Presidente da mesa, agora falando como Presidente emexercício da Abiy, convidou os componentes de sua gestão, no período 2014/2016 , que estavam presentes na Assembleia para compor a mesa: Pedro Pessoa, Kátia da Costa, Marcelo Alcântara, Alberto MacFaden e Isabela Carvalho. Então, a Presidente em exercício da Abiy, Luciana Brandão, apresentou as realizações da sua gestão a saber:

1. Implementação do site da ABIY que, apesar de muito bem sucedida, não está finalizada, pois muitos professores ainda não completaram seu c adastro. Quando todos estiverem já cadastrados será feita a mudança final com a consolidação dos pagamentos via pagseguro, que facilitará muito as cobranças e a gestão dos recursos sem a necessidade de administrar cheques e sem a constante emissão de boletos, pois dará autonomia aos associados.

2. Realização da Convenção de celebração dos 10 anos da ABIY que mesmo realizada com mínimo orçamento foi um evento de grande sucesso, muito elogiado por todos que a atenderam, brasileiros e estrangeiros. Foi realizado sem divulgação e conseguiu reunir 300 pessoas. Evento se pagou e gerou a aquisição de ativos para a ABIY, palcos, mantas, vídeos e fotos que atestam a qualidade do evento e que serão usados para promoção e divulgação, além de facilitar o contato para gerar patrocínios nas próximas ocasiões. Houve também o lançamento do livro Luz sobre o Yoga.

3. Realização dos exames de Certificação de professores que estão sendo conduzidas no Brasil com mais e mais independência e autonomia a cada ano. Quanto aos contínuos programas de cursos e treinamentos que proporcionaram esta conquista, agradeceu a Sra. Presidente a presença dos professores que anualmente tem visitado o Brasil para cumprirem os programas orientados pelo Prof. Faeq Biria e orientou os associados no sentido de acompanharem a divulgação dos detalhes dos futuros cursos no site da Associação - www.iyengar.com.br

4. O cadastro dos professores brasileiros foram atualizados no site de Puna.

5.A ABIY conseguiu bancar parcialmente o envio de dois representantes à reunião com Geeta em Puna em dezembro de 2015.

Na continuidade, a Sra. Presidente agradeceu e parabenizou os associados (professores ou não), pelo grande esforço e contribuição de todos, especialmente da equipe de voluntários que tem pouco a pouco se ampliado, sem o que, os objetivos alcançados não seriam possíveis. Encerrado o item primeiro da Ordem do Dia, a Sra. Presidente da mesa, chamou o Sr. Francisco Da Riva, Diretor Tesoureiro em exercício, para abrir o item segundo da ordem do Dia: Apresentação do resumo dos balancete s das contas da Associação e Balanço Geral. O Sr. Francisco Da Riva explicou as contas e os demonstrativos financeiros da Associação, referente ao período da gestão e em especial o balanço encerrado em 31.10.2016, os quais foram recomendados para aprovação pelo conselho fiscal. Explicou que os referidos demonstrativos refletem o movimento financeiro da Associação até a data considerada e encontram-se à disposição dos associados para consultas na tesouraria da Abiy a qualquer momento que desejarem e que também as informações estarão publicadas no site da Abiy. Do lado da arrecadação mensal, o Sr. Francisco Da Riva, explicou que dos cerca dos 400 associados cadastrados, há uma elevada porcentagem de associados (cerca de 300) que interrompem as suas contribuições mensais. Entretanto, no período dos cursos e outras atividades da Associação, muitos de seus membros costumam regularizar seus débitos acumulados para poderem participar dos eventos. Também, dos 100 associados que, de fato, sustentam a Associação contribuindo com R$25,00 por mês, cerca de 20% não pagam os boletos em dia, gerando muito retrabalho e sobrecarga do serviço do contador Mauro, responsável pela geração e cobrança dos boletos. Explicou que o ativo disponível da Associação conta com R$ 163.829,44, entre aplicações e conta corrente, e que foi conquistado durante 10 anos de existência da Abiy e que este caixa precisa continuar a ser gerido com muito cuidado e responsabilidade pois trata-se de fluxo de caixa imprescindível para financiar os eventos da Abiy. Assim, é necessário maior colaboração de todos os associados nas questões financeiras perante a Abiy para evitar retrabalhos. Quanto aos passivos, exceto o valor a pagar relativo ao evento em curso, a Associação não tem nenhum Passivo, ou seja, não deve nada. Também ressaltou a importância do cadastramento dos associados no site para viabilizar outras formas de cobrança para poder evitar a emissão de boletos. Em seguida listou os Ativos Imobilizados da Associação, muitos deles obtidos por conta da Convenção e mencionou o ativo intangível do site, cuja estrutura já consumiu recursos da ordem de R$ 20.000,00. Com base no exposto, as contas foram colocadas em votação e aprovadas por unanimidade por esta assembleia, sem ressalvas. Em continuidade, o Sr. Secretário passou a palavra à Luciana Brandão, e, como Presidente em exercício da Abiy, agradeceu o trabalho voluntário de todos, e, especialmente, aos membros de sua gestão, salientou que esta é a única maneira de retribuirmos e agradecermos por tudo que recebemos, à genialidade de BKS Iyengar e seu trabalho maravilhoso, principalmente em Belur, que ela teve a oportunidade de conhecer. “É muito enriquecedor se dedicar à ideia original de transmitir o conhecimento de BKS Iyengar”, disse. E, como Presidente da Assembleia, encaminhou o encerramento dos trabalhos. Como nada mais havia a ser tratado, e como nenhum participante solicitou o uso da palavra, determinou as 21:28h, o encerramento da Assembleia e a lavratura da presente Ata, que segue assinada por ela, Sra. Presidente , e por mim secretário.

São Paulo, 24 de Novembro de 2016.

Luciana Brandão                                            José Francisco Da Riva Garcia

Presidente                                                         Secretário