ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE) 24.11.2016

ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IYENGAR YOGA

REALIZADA AOS VINTE E QUATRO DIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2016

Aos vinte e quatro dias do mês de novembro de dois mil e dezesseis, as 21: 30 horas, na Pousada Maristela, Município de Tremembé, no mesmo local onde se realizou o curso do Prof. Faeq Biria, no Estado de São Paulo, em atendimento ao Edital de Convocação expedido a todos, reuniram-se as pessoas que assinaram a lista de presença, em primeira convocação, na qualidade de associadas, com o objetivo de deliberarem sobre a Ordem do dia: 1) Eleição da diretoria e conselho fiscal para novo período de 2 anos (2016/2018);2) Aprovação do Manual de Certificação da Abiy;3) outros assuntos de interesse dos associados. Só poderão votar os associados que estiverem em dia com os pagamentos das mensalidades da Associação (quitadas até 30/Setembro 2016).

Presentes os associados que assinaram a lista de presença, parte integrante desta Ata, apresentou-se para presidir a mesa a Sra. Luciana Brandão, aceita por unanimidade, que convidou a mim, José Francisco Da Riva Garcia para secretariá-la. Assim, composta a mesa, determinou a Senhora Presidente a abertura da Assembléia, colocando em pauta o item primeiro da Ordem do Dia 1) Eleição da diretoria e conselho fiscal para novo período de 2 anos (2016/2018). A Sra. Presidente passou a tratar das eleições da nova diretoria da Associação para o período correspondente aos próximos 2 anos, conforme os Estatutos aprovados e chamou o Sr. José Francisco Da Riva Garcia para apresentar as chapas concorrentes. O Sr. Francisco Da Riva relatou que o edital de convocação desta Assembleia Extraordinária foi publicado no sítio da Associação (www.iyengar.com.br) para o conhecimento de todos e enviado, via e-mail , em 18 de Outubro de 2016, para todos os associados e que no referido edital foram publicadas as regras e o prazo para a inscrição das chapas concorrentes a diretoria para a nova gestão 2016/2018. O Sr. Francisco Da Riva explicou que no final do prazo para a inscrição das chapas concorrentes, uma única chapa havia sido inscrita. O Sr. Francisco Da Riva afirmou que a composição dos membros desta chapa única foi publicada na página eletrônica da Associação (www.iyengar.com.br). Ato contínuo, os membros da referida chapa, participantes da AGE, foram convidados a comporem a mesa e apresentação aos demais presentes: Presidente: Thereza Cristina Machado do Vale; Diretora Secretária: Ana Silvia Capuzzo Stocche; Diretor Financeiro: Marcelo Loureiro Guimarães Alcântara; Suplentes: Fernanda Vidal de Mendonça Bazin; Suplente Miguel Angel Maestre; Suplente Cristiane Silva Destri (não presente); Conselho Fiscal: José Francisco Da Riva Garcia.

Em seguida, o Sr. Presidente da mesa propôs prosseguir com a eleição da chapa única por intermédio de aclamação o que foi aceito por todos os presentes.

Com base na votação unânime recebida por aclamação, ficou o novo corpo diretivo da Associação eleito para o período de 24 de Novembro de 2016 à 24 de Novembro de 2018, ou até a data em que ocorrer uma nova Assembleia Extraordinária para eleições.

O novo corpo diretivo eleito está composto por 9(nove) membros , sendo 6(seis) diretores e 3(três) membros do Conselho Fiscal, integrado pelas pessoas a seguir indicadas. Os suplentes do Conselho Fiscal serão eleitos na próxima Assembleia.

DIRETORIA ELEITA

Presidente: Thereza Cristina Machado do Vale, brasileira, casada, professora e bióloga, domiciliada à Rua Miguel de Frias, 150 – salas 307 e 308 Bairro: Icaraí, na cidade de Niterói, RJ, Brasil, CEP: 24220-003, RG 13329799-4 e CPF/MF:

096.982.927-21

Diretora Secretária: Ana Silvia Capuzzo Stocche, brasileira, casada, arquiteta, domiciliada a Avenida Nações Unidas, 4.797 Apartamento 11A Bairro: Jardim Universidade, na cidade de São Paulo, SP, Brasil, C EP: 05477-000, RG 16922480-6 e CPF/MF: 156.250.538-63

Diretor – Tesoureiro: Marcelo Loureiro Guimarães Alcântara, brasileira, casado, administrador, domiciliado a Servidão Sotero José de Farias, 577 Bairro: Rio Tavares – Florianópolis – SC – CEP: 88048-417, RG 181061624 e CPF/MF: 265.429.808-65.

Suplente: Fernanda Vidal de Mendonça Bazin, brasileira, casada, advogada, domiciliada na Rua Domingues de Sa, 206/2004B Bairro: Icaraí, na cidade de Niterói, RJ, Brasil, CEP: 24220-091, RG 11.288.764-1 DETRAN/RJ e CPF/MF: 012.630.687-74

Suplente: Miguel Angel Maestre, argentina, casado, contador, domiciliado à Rua da Aurora, 333 – Edificio Residencial Beethoven – Bairro: Miramar, na cidade de João Pessoa, PB, Brasil, CEP: 58043-900, RNE –V4751 23-B e CPF/MF: 014.147.724-59

Suplente: Cristiane Silva Destri, brasileira, casada, publicitária e professora, domiciliada a Avenida Ricardo Medina Filho, 401 – Bairro: Lapa, na cidade de São Paulo, SP, Brasil, CEP: 05057-100, RG 25.313.721-4 e CPF/MF: 178.715.198-08

Conselheiro fiscal: José Francisco Da Riva Garcia, brasileiro, casado, administrador, domiciliado à Rua Doutor Homem de Mello, 554, Apartamento 07, Bairro: Perdizes, na cidade de São Paulo, SP, Brasi l, CEP: 05.007-001, RG 5557358 SSP/SP e CPF/MF: 761.883.708-25.

Conselheira fiscal: Luciana Gomes Ferreira, brasileira, casada, professora, domiciliada à Rua Teixeira da Silva, 487 Apartamento 34, Bairro: Paraíso, na cidade de São Paulo, SP, Brasil, CEP: 04002-032, RG 24.918.260-9 e CPF/MF: 246.627.498-16

Conselheiro fiscal: Silvio da Silva Costa Nunes, brasileiro, solteiro, professor, domiciliado à Rua Visconde Itaborahy, 1097, Apartamento 505, Bairro: Amaralina, na cidade de Salvador, BA, Brasil, CEP: 41900-000, RG 0652384439 e CPF/MF: 971.098.435-72

A Sra. Presidente da mesa deu posse aos eleitos para a gestão de 24 de Novembro de 2016 à 24 de Novembro de 2018 ou até a data em que ocorrer uma nova Assembleia Extraordinária para eleições, sendo que haverá um processo de transição dos trabalhos em curso entre os integrantes da gestão anterior e da nova gestão até a data do registro da referida Ata em cartório.

Dando continuidade aos trabalhos a presidente da mesa passou a tratar dos demais itens da pauta da Assembleia extraordinária: 2) Aprovação do Manual de Certificação da Abiy;3) outros assuntos de interesse dos associados.

Tratando-se do item 2), Fernando Lynn esclareceu não se tratar, na realidade, de um manual , e sim um guia, que foi montado pelo Comitê de Certificação com a aprovação do Conselho Executivo, contendo uma tradução das normas para os exames de certificação estabelecidas no RIMYI. Sendo assim, este item da pauta deve ser interpretado como anúncio formal da finalização dos trabalhos que se dará em uma semana. E, este novo guia, não necessita da aprovação dos associados em Assembleia. Esclareceu ainda que este guia explica o que se espera e se exige dos candidatos que pretendem se apresentar à prova, e quais as exigências para manter-se o certificado depois d e alcançado.

Quanto ao item 3) outros assuntos de interesse dos associados , foi apresentado o nome de Fernanda Vidal de Mendonça Bazin CPF 012.630.687-74 para integrar o comitê de Ética, quem foi prontamente aceita e para integrar o comitê de Eventos foi apresentado e aceito por todos o nome de Thais Marrey Barcellos.

Em seguida, foi passada a palavra à nova presidente eleita Thereza Machado, quem, inicialmente, agradeceu a confiança depositada nela e relatou ter acompanhado o crescimento da ABIY desde o inicio, especialmente na gestão de Deborah Weinberg e Rosana Seligmann. Parabenizou a gestão de Luciana pela modernização e por ter implantado tecnologias atuais no sítio da Abiy. Insistiu que a Associação deve ser voltada aos alunos e não somente aos professores de Iyengar yoga, e pediu a ajuda de todos no sentido de incentivarem, contribuírem, assumirem responsabilidades e trabalharem para que a comunidade pudesse continuar a crescer. Pediu ainda que os professores se cadastrem no sítio da Abiy para que o processo seja finalizado, e declarou que será estabelecido prazo para a finalização dos cadastramentos. Com isso o site será finalmente remodelado e voltado ao público, apresentando links para artigos e vídeos, tornando-se assim atrativo e interessante. Para isso dedicará seu tempo, mas precisa contar com a ajuda de todos, inclusive no envio de artigos para a publicação. Thereza relatou ainda que não há no momento a possibilidade de ser criado um Comitê de Comunicação. Será sim criado um grupo de trabalho que se reportará à Diretora Secretária e Presidência. Comentou que Karla Vasconcellos e Márcia Neves demonstraram bastante interesse em integrar este grupo. Ficou então sugerido que Márcia deixe o comitê de ética e integre o grupo de comunicação. Rosana Seligmann pediu a palavra para dizer que acha muito importante a criação de um Comitê de Comunicação e questionou se ao longo da n ova gestão isto seria possível. Thereza respondeu que tudo é possível desde que haja voluntários dispostos a assumir as responsabilidades de um Comitê. Para o Comitê de Ética então, a sua composição ficou com Fernanda Vidal, Deborah Weinberg e Luanda de Moura que preencheria a vaga deixada por Márcia Neves Pinto. Francisco Da Riva lembrou que o preenchimento de vagas nos Comitês não é necessariamente um assunto para Assembleias. A diretoria com a aprovação do conselho executivo tem autonomia para deliberar sobre os comitês. Fran cisco lembrou ainda que as Assembleias podem ser convocadas sempre que necessárias, mas são obrigatórias ao fim de cada gestão. Portanto, em princípio, as próximas devem ser convocadas no final de 2018.

Fernando Sánchez Lynn pediu a palavra para dizer que o Comitê de Certificação considera de suma importância levar a prática de Iyengar yoga a locais distantes, fora do eixo Rio-São Paulo. Com esta ideia, há um grupo de trabalhos buscando viabilizar a convenção 2017 em Recife. Foi apresentada a logomarca para esta próxima convenção, que tratará do tema saúde (Swasthya). Há um hotel reservado para a realização desta convenção em duas datas possíveis, agosto e novembro de 2017. Perguntou ainda qual cidade se habilitaria a receber a convenção 2018. Declarou que Abhijata Sridhar confirmou visita ao Brasil e giro por Chile e Argentina em maio 2019. Propôs então promover convenções anuais com o intuito de conquistar mais e mais praticantes para que até 2019 possamos contar com mais praticantes para recebê-la. Sun Vaz perguntou sobre os planos da Associação para 2017. Isabela Carvalho representando o Comitê de Eventos declarou que o único evento confirmado por ora é o curso da Profa. Corine Biria, no período entre 29/04/17 e 04/05/17, mas há novidades sendo debatidas e que logo serão apresentadas aos associados. O Comitê de Eventos deve em breve divulgar a agenda para 2017.

Em seguida, como todos os assuntos da pauta foram tratados a Sra. Presidente da Assembleia encaminhou o encerramento dos trabalhos e, como nenhum outro participante solicitou o uso da palavra, determinou as 22:00h, o encerramento da Assembleia e a lavratura da presente Ata, que segue assinada por ela, Sra. Presidente, e por mim, Secretário.

São Paulo, 24 de Novembro de 2016.

Luciana Brandão                                        José Francisco Da Riva Garcia

Presidente                                                    Secretário