Copyright © 2015 . Associação Brasileira de Iyengar Yoga . Todos os direitos reservados

Cap II - Dos objetivos

Artigo 4º

A Associação Brasileira de Iyengar Yoga terá como objetivos básicos a divulgação da técnica de Yoga, criada pelo Mestre B. K. S. Iyengar, de Pune, Índia, promovendo para esse fim cursos e seminários, intercambio de professores nacionais e estrangeiros e principalmente, a formação de instrutores qualificados, obedecendo rigorosamente os preceitos e regras emanados pelo RIMYI-Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, sediado na cidade de Pune, Estado de Maharashtra, Índia , bem como a promoção da ética, da paz , da cidadania , dos direitos humanos , da democracia e de outros valores universais.

Artigo 5º

A Associação Brasileira de Iyengar Yoga, no atendimento de seu plano de ação se propõe a:

  • Divulgar a técnica de Yoga criada pelo Mestre B. K. S. Iyengar, de Pune, Índia;
  • Promover para seus associados e para interessados em geral, cursos, seminários e palestras com professores nacionais ou estrangeiros da técnica de Yoga Iyengar;
  • Manter convênio com o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (RIMYI) de Pune, Maharashtra, Índia, com o objetivo de certificar instrutores de acordo com as normas estabelecidas por aquele Instituto;
  • Manter convênios com Associações de Iyengar Yoga de outros paises com o intuito de trocar experiências e realizar intercambio de praticantes e professores;
  • Manter biblioteca com materiais impressos, livros, materiais áudio visuais e meios digitais contendo informações sobre a técnica, para utilização dos associados; e,
  • Promover e firmar convênios com outras entidades sem fins econômicos nacionais e internacionais , em áreas correlatas , bem como , com Órgãos Municipais, Estaduais e Federais do Brasil , contribuindo com programas sociais e educativos , palestras , trabalhos e doações de qualquer natureza para a promoção da assistência social , da ética , da paz , da cidadania , dos direitos humanos , da democracia e de outros valores universais.

Parágrafo Primeiro:

A Associação não distribuiu , entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores eventuais , excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades . A Associação aplica todos os seus recursos e excedentes operacionais integralmente na consecução do seu objetivo social.

Parágrafo Segundo:

A Associação poderá contratar serviços e assistências de terceiros, necessários para a execução e desenvolvimento de suas atividades, observados os limites de suas possibilidades financeiras.

Artigo 6º

O presente Estatuto poderá ser alterado, desde que as modificações a serem introduzidas obedeçam aos objetivos sociais da Associação .

Artigo 7º

Para execução de suas diretrizes, a Associação Brasileira de Iyengar Yoga poderá realizar convênios com quaisquer entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais , visando à conjugação de recursos para a consecução de seus objetivos sociais.