Copyright © 2015 . Associação Brasileira de Iyengar Yoga . Todos os direitos reservados

As invertidas (lê-se Salamba Sirsasana e Salamba Sarvangasana) são posturas muito importantes, apesar de difíceis de fazer. Segundo Geetaji em seu livro Yoga, a gem for women, “é essencial dominar as invertidas e suas variações para tornar nossas vidas materialmente e espiritualmente bem sucedidas. Elas podem ser comparadas a nossos pais que nos ajudam, nos guiam e fazem de nossas vidas um sucesso.”Salamba Sirsasana é considerado o pai, enquanto que Salamba Sarvangasana, a mãe. Antes de aprender Sirsasana, a invertida sobre a cabeça, devemos saber fazer Sarvangasana, a invertida sobre os ombros.

Sirsasana é Tadasana de cabeça para baixo e uma das maneiras de se aprender Tadasana é de costas para parede. Da mesma forma, o iniciante pratica Sirsasana inicialmente contra a parede para aprender o alinhamento e as ações sem se preocupar com o equilíbrio. Uma opção para quem sente medo nas posturas invertidas é praticar Sirsasana em uma quina de parede, assim o corpofica perpendicular ao chão mais facilmente. Com o ganho de força e amadurecimento das ações, começamos a nos afastar da parede, experimentando o equilíbrio até poder permanecer no meio da sala por alguns minutos. Finalmente, quando conseguimos permanecer estáveis na postura por alguns minutos, somos introduzidos às variações do ciclo de Sirsasana

A invertida sobre a cabeça produz as mais variadas reações nos alunos, há aqueles que no primeiro dia já querem pular etapas e ir direto pro meio da sala e outros que não largam a parede em anos e anos de prática. Essa é uma das razões de ser fundamental praticar acompanhado de um professor experiente, que conhece sua prática e pode orientar tanto a versão na parede como fora dela. 

Na variação nas cordas podemos permanecer por mais tempo, nos beneficiando ainda mais com os efeitos de Sirsasana (leia texto abaixo). E a postura feita nas kurunta-s deixa todo mundo fascinado! Respeitando as contra-indicações (leia texto abaixo) e observando as condições gerais de cada aluno iniciante, acho importante apresentar a postura nas kurunta-s antes de praticá-la no meio da sala, o que requer mais tempo de prática e amadurecimento.

Sinto que guiando cuidadosamente cada aluno iniciante tanto para entrar na postura como na saída das kurunta-s, os ajudo a perder o medo de ficar de ponta cabeça de uma maneira lúdica. 

Benefícios de Sirsasana:

Trecho do livro Yoga, a gem for women, de Geeta Iyengar, traduzido livremente.

Sirsasana é chamado de “O Rei dos Asanas”. Como o rei governando seus súditos, o cérebro governa os numerosos sistemas do corpo. Ele é o controlador do intelecto, da vontade, da memória, da imaginação e do pensamento. A origem dos três gunas é no cérebro e a cabeça é o centro da qualidade sáttvica. Ele controla o intelecto e a discriminação. Por isso, um cérebro dominado por sattva pode funcionar com clareza.   

Sirsasana estimula o abastecimento de sangue no cérebro e o torna fresco e saudável. Esse sangue ativa as glândulas pituitária e pineal, que afetam na saúde, vitalidade e desenvolvimento do nosso corpo. É um dos asana-s mais revigorantes.

A prática da invertida sobre a cabeça, se corretamente executada, rejuvenesce e revitaliza todo o corpo. A posição de cabeça pra baixo contrapõe os efeitos da posição normal de cabeça pra cima nos órgãos internos, que têm a tendência de colapsar e assim se tornar mais lentos e preguiçosos. Sirsasana gentilmente os leva a uma nova vida.  

O corpo se mantém morno com o aumento da circulação sanguínea, a hemoglobina do sangue aumenta e a respiração e a digestão melhoram.

Algumas doenças simples como resfriados, tosses, garganta inflamada e dor nas costas são curadas com a prática de Sirsasana.

Entretanto, os maiores efeitos da invertida sobre a cabeça são no cérebro, e qualquer um sofrendo de cansaço, de perda de vitalidade física e mental, de intelecto pobre e de baixa força de vontade, deve praticar Sirsasana religiosamente e regularmente para ganhar clareza e força mental e intelectual.  

Resumindo, Sirsasana desenvolve o corpo e disciplina a mente para nos tornarmos equilibrados.

Cuidados e contra-indicações: a prática constante de Sirsasana mal feito, sem as ações e alinhamento corretos, pode machucar o pescoço ou acentuar problemas já existentes. Observe também as contra-indicações: pessoas com pressão alta nos olhos (glaucoma), problemas nos ouvidos e na coluna cervical (pescoço), pressão sanguínea alta (que não toma medicação) e mulheres no período menstrual não devem praticar a postura.

E lembrem-se, pratiquem regularmente com um professor

Por Daniela Santa Rosa, professora certificada pelo RIYMI